Outra dica interessante retirada da Revista Língua Portuguesa, edição nº 64 de Fevereiro de 2011. Com a disseminação do "internetês", muitas pessoas acreditam que pode-se escrever de qualquer jeito pela internet que está tudo bem, usando abreviações e substituições que nem todo mundo entende. No Msn, Facebook, Orkut entre outros isso até pode valer, mas no mundo corporativo deve-se seguir algumas regrinhas básicas para não cometer erros graves, ainda mais quando o e-mail é para seu chefe. O texto abaixo é de Edgard Murano:
"As regras de ouro do e-mail
Anterior à internet, o correio eletrônico continua sendo uma das formas de comunicação mais eficazes.
Mais antigo do que a própria internet, o e-mail é uma das ferramentas mais importantes da comunicação virtual, e seu surgimento foi importante para que a rede mundial de computadores fosse aperfeiçoada e desenvolvida. A primeira troca de mensagens eletrônicas foi em 1965 e possibilitava a comunicação entre várias pessoas ao mesmo tempo.
A velocidade dessas mensagens pode ser um prato cheio para desatenções por parte de redatores, resultando em erros muitas vezes constrangedores. Para que isso não ocorra, o texto de um e-mail deve ser simples, exigindo cuidados com sua releitura e acertos no tom da mensagem.
No trabalho, onde a comunicação pode custar dinheiro ou mesmo o sucesso profissional, um e-mail deve ser redigido com toda a atenção para não dar margem a mal-entendidos. Deve priorizar três pontos: simplicidade, clareza e objetividade.
- O vocabulário deve pertencer à linguagem usual, sem expressões rebuscadas que possam complicar a mensagem;
- Simplicidade não pode ser sinônimo de descuido. É preciso estar atento à repetição de termos sem necessidade, abreviações obscuras ou construções truncadas;
- Para um texto conciso e claro, basta relê-lo e cortar termos desnecessários, evitando dizer em muitas palavras o que se poderia dizer em poucas;
- Ter em mente o receptor de sua mensagem e tentar adequar o tom, com o cuidado de reler no final o texto;
- Cuidado com palavras mal colocadas e destinatários errados. Uma simples mensagem destinada à pessoa errada por engano pode causar graves estragos."
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